Boleto Split reduz custos e otimiza repasses do ONRTDPJ aos cartórios

09/10/2025

O boleto split está disponível no Operador Nacional do Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (ONRTDPJ) para realizar os repasses financeiros aos cartórios referentes aos valores pagos por clientes que utilizam a modalidade de “crédito na plataforma”. A ferramenta garante maior eficiência ao processo e uma expressiva redução de custos operacionais. 

Antes, cada repasse exigia o envio de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) individual para cada cartório que tivesse valores a receber, o que representava centenas de transferências diárias e elevados custos bancários. Com o boleto split, todo o processo é centralizado: o ONRTDPJ realiza apenas uma operação e a própria ferramenta distribui automaticamente os valores para os respectivos cartórios.

Para as unidades cartorárias, a medida não traz custos adicionais, já que as despesas sempre foram arcadas pela Central, mas para o ONRTDPJ a economia é significativa, eliminando os gastos com múltiplas TEDs diárias.

Além de otimizar os repasses, o modelo também está sendo aplicado em outras frentes, como nos resgates de saldo dos clientes, e tem potencial para servir de referência a outros sistemas cartorários que enfrentam desafios semelhantes no gerenciamento de repasses financeiros.

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil
Em: 09/10/2025